Na moda: Turbantes

capaturbantes

Depois de uma pausa nas atividades do blog, voltei para falar da moda dos turbantes. Os turbantes estão super em alta e vem junto com a tendência étnica que é composta por estampas e acessórios que remetem a cultura e origem, principalmente, da África. Mas a peça não se origina de uma lugar específico. E pode ter vindo do oriente ou países africanos. Além de ser usado por diversos povos através do séculos.

O turbante só chegou ao mundo fashion nos anos 20, através do costureiro francês Paul Poiret. Teve como principal adepta Coco Chanel. Era comum as atrizes de Hollywood da época desfilarem com seus turbantes glamorosos. No Brasil, Carmem Miranda incorporou o acessório ao seu figurino. Já nos anos 60, o turbante passou a ser símbolo da luta pelos direitos civis do movimento negro.

foto1desfileturbante

Nas passarelas, a peça vem há alguns anos fazendo a cabeça de marcas nacionais e internacionais, como Prada, Donna Karan, Burberry e Neon, para citar algumas. E não é difícil ver um look com a peça nas semanas de moda. Claro que não demorou muito para as celebridades e it girls adotarem a moda. Em 2010, nossa querida e amada Carrie Bradshaw usou um em Sex and The City 2.

Tipos

Existem diversos tipos de amarrações possíveis. Tem o turbante tradicional – fechado – no qual se usa um tecido quadrado (recomendasse no tamanho 100 cm X 100 cm), o turbante aberto, com nó, flor ou torcido, dentre outros. Para quem é mais prática existem as versões prontas que é só colocar e sair por aí arrasando.

Como Usar

Não existem uma regra para combinar o turbante com o look do dia. Cores mais sóbrias combinam com o inverno, por exemplo. Daqui a pouco começa a primavera e depois verão, então escolha estampas divertidas e cores vivas para o clima mais quente. O legal é combiná-lo com outra peça do mesmo tom, para um visual mais básico ou destacá-lo fazendo contraste, para algo mais cool. Se quiser dar um ar mais vintage ao look, opte por um vestido ou casaco longo de tecido fluído, um maxicolar e o combine com um turbante fechado. Para as mais modernas, o formato faixa fica lindo com roupas mais descoladas.

Confira algumas inspirações:

foto2lookturbantes2

Gente, eu não vejo a hora de entrar nessa moda. Estou aqui imaginando os looks que posso fazer.

Fonte: “Turbantes, moda e racismo”, História Hoje

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s